SALAS DE ESTAR!
- Pollyanna Campos
- Jul 17, 2019
- 2 min read
Um dia desses uma amiga sugeriu que eu falasse aqui sobre salas de estar. Esse é sem dúvida um ambiente na casa que todo mundo gosta de decorar, não é verdade?
Antes de começar uma lista com algumas dicas dizendo o que fazer e o que não fazer, já vou logo avisando: para salas de estar a regra é literalmente não ter regras… E essa liberdade no projeto é que faz com que seja um ambiente tão interessante dentro de uma casa.

Projeto Saota, Joanesburgo, África do Sul
Quando a campainha toca lá fora, a sala é geralmente o lugar por onde as pessoas entram. Mesmo que seja um estranho que veio fazer uma entrega ou um amigo de longa data. É na sala de estar que expomos um pouco da nossa identidade, dos lugares por que passamos, um pouco de quem somos! Por isso acredito que esse é um ambiente muito especial dentro de um lar. É ali que as pessoas se misturam e as relações vão se construindo. Estas áreas de convivência interna estão cada dia mais soltas, integradas, livres de “normas” e cheias de personalidade. A-m-o essa liberdade, onde as possibilidades para o projeto são infinitas!
De qualquer forma poderíamos apontar alguns itens que são relevantes em um projeto de sala de estar: A boa circulação do ambiente é fundamental! Não adianta estar tudo lindo se ficarmos sempre trombando naquela mesinha no meio do caminho. Ao conforto não dá pra renunciar. Ele deve sempre prevalecer e vir aliado à estética. A iluminação tem um caráter indispensável para se criar cenários diferentes e sempre aconchegantes. Luzes para diferentes momentos! Objetos trazem identidade e memórias. Quadros e obras de arte podem ficar nas paredes ou até mesmo apoiados no chão. Livros da família também podem compor muito, mas só faz sentido tê-los ali se eles fizerem sentido pra você!

Projeto - autor desconhecido
Então antes de começar a colocar a mão na massa e sair pintando as paredes e trocando os móveis, pense um pouquinho se sua sala de estar está te representando bem. Como você a usa? Ela demonstra bem quem você é? Independente se seu estilo é eclético ou contemporâneo, ela deveria sempre te valorizar e acolher. De pequenas escolhas diárias, podemos ir fazendo nossos dias melhores. Mesmo que seja um pouquinho a cada dia!

Projeto Minotti, Milão, Itália.
[Texto publicado no Jornal Boca da Mata em dezembro de 2016].