DESIGN DE LOJAS DOLCE & GABBANA: uma marca, inúmeras experiências
- Pollyanna Campos
- Jun 1, 2018
- 2 min read
Após um curso de aprofundamento em projetos comerciais, tive muito interesse em pesquisar grandes marcas e a maneira como concebem seus projetos de lojas. Aproveitando os dias da Semana do Design, me joguei em pesquisas de campo que me renderam excelentes histórias e referências, muitas bolhas nos pés e mais paixão ainda pelo tema “Design de Lojas"! Foram dez dias e centenas de visitas a lojas de vários tipos e padrões em 3 cidades diferentes: Paris, Milão e Amsterdã.
Em um desses dias de muita “andança”, tive a chance de conversar bastante com uma gerente da loja Dolce e Gabbana no Quadrilátero da Moda em Milão. Já era a terceira loja da marca que eu visitava somente naquele dia. Minha grande questão era: haviam inúmeras lojas Dolce e Gabbana naquela área da cidade e eram todas muito diferentes. Ela me explicou sobre a “alma” da marca e como os designers (Stefano Gabbana e Domenico Dolce) idealizam as lojas.


Me contou que, como eu já havia constatado, em cada loja vamos encontrar uma narrativa que nos levam a uma experiência diferente, sem padrões a serem seguidos. Não pretendem criar uma loja modelo que se repete no mundo todo, mas priorizam as surpresas e as características únicas de cada uma para tornar a marca mais interessante! A cada loja, uma nova sensação e muitas descobertas. O que se repete em todas elas é a moda de alto padrão e o diálogo mundialmente conhecido pelo estilo luxuoso e autêntico de suas coleções de moda, perfumaria e até nos eletrodomésticos com edições limitadas.

A liberdade é dada a cada designer contratado para fazer suas lojas, em prol de espaços dinâmicos, inovadores e sempre surpreendentes!