O AMBIENTE FÍSICO INFLUENCIANDO AS INTERAÇÕES HUMANAS
- Pollyanna Campos
- Feb 19, 2018
- 2 min read
Uma área de pesquisa da psicologia tem chamado a atenção de várias pessoas no meio científico: como o espaço físico pode influenciar a forma como sentimos, como pensamos, como interagimos com o mundo? Esse é o campo de estudo da Psicologia Ambiental (Environmental Psychology) e engloba outras áreas como a sociologia, a arquitetura e a geografia, por exemplo.

Escola de educação infantil Buckingham na Virgínia - EUA, ganha prêmio de excelência em Design.
Estudiosos da área acreditam que o ambiente onde moramos, estudamos ou trabalhamos afeta o nosso comportamento e que, por sua vez, nossas atitudes e comportamentos afetam o ambiente em que estamos inseridos! Essa relação entre o comportamento humano e o ambiente é um assunto muito rico e interessante pois, a partir desses estudos e investigações, podemos criar espaços que afetam positivamente as pessoas. Gostaria de alguns exemplos?
O projeto de uma escola e suas salas de aula podem influenciar na aprendizagem, na interação entre os alunos e na abertura ao conhecimento;
O layout de uma empresa pode afetar a produtividade e o bem-estar dos funcionários;
O design de interiores de uma suíte pode ajudar uma pessoa a relaxar com mais facilidade e, consequentemente, dormir melhor.

Banheiro do loft na Casa Cor São Paulo - por Triplex Arquitetura.
Acredita que isto seja possível? Estudos dizem que sim!
Há um conjunto de fatores em um espaço físico que podem contribuir para o bem-estar: disposição de layout, combinação de cores, efeitos de iluminação e luminosidade natural, abertura ao externo, ergonomia, tipos de materiais usados, disposição de objetos, arquitetura sustentável, etc.
A lista de exemplos é grande. A cada dia me convenço mais que o ambiente físico no qual estamos inseridos pode ter um grande impacto no nosso dia-a-dia. O design de ambientes, seja ele de interiores ou de exteriores, pode transformar espaços em ambientes muito acolhedores, valorizando o ser humano, afetando seu humor e seu potencial! Acredito no design como uma ferramenta para o desenvolvimento urbano e para o bem-estar da sociedade. Design para a vida!

Brinquedoteca no Japão - Mama Smile - design de Emmanuelle Moureaux.
[Texto publicado no Jornal Boca da Mata em setembro de 2017. ]