PROJETO DE LOJAS – o mercado do varejo volta a crescer
- Pollyanna Campos
- Dec 30, 2017
- 2 min read
Mesmo ainda em tempos de crise e com o cenário econômico adverso, o mercado do varejo voltou a crescer, seja nos shopping centers ou nas lojas de rua. Boa notícia para os lojistas que passaram por momentos instáveis neste último ano.

Loja de roupas femininas em Barcelona
O projeto de uma loja pode ser uma ferramenta de marketing bastante eficaz. É óbvio que a fórmula para o sucesso depende de vários fatores, mas uma loja bem projetada já dá uma grande vantagem perante toda a concorrência. Do ponto de vista do cliente, ele se conecta melhor com o produto exposto de forma mais atraente, bem iluminado e de fácil acesso. Assim, ele encontra com mais facilidade o que precisa e pode acabar descobrindo outros itens que provavelmente a loja já vendia mas que ele nunca soube, por não estarem apresentados de forma clara e eficiente. Do ponto de vista do funcionário ou atendente, eles tendem a trabalhar mais satisfeitos e produtivos em ambientes práticos e pensados para facilitar a realização das tarefas diárias.Enfim, trabalham com mais propósito! Agora, do ponto de vista do proprietário, uma vez que seus funcionários tendem a trabalhar mais comprometidos em espaços agradáveis, ele poderá investir mais em treinamentos para que os clientes tenham sempre ótimas experiências de compra e se fidelizem com a marca!

Loja Diesel em Tokio
Uma pesquisa recente sobre hábitos de compras (PwC), relatam que a maioria das pessoas ainda preferem comprar em lojas físicas ao invés de lojas online. Gostam de ver o produto de perto, tocar, experimentar e tirar as dúvidas com os atendentes.
Para que a loja se destaque em meio a tanta concorrência, o projeto de loja precisa ser cada dia mais dinâmico e atraente! É fundamental que se faça um estudo aprofundado sobre a personalidade da marca, o público estratégico que a loja se direciona e a identidade dos produtos. É importante também entender bem o ponto de venda, fazer pesquisas de mercado e então definir todos os espaços e setores dentro da loja. Cada metro quadrado deve ser bem utilizado com coerência e criatividade.

Loja em Sidney, Australia. Design de George Livissianis.
Te pergunto então: Como anda seu negócio? Está com dificuldades de se destacar em um mercado tão competitivo? Em tempos adversos, inovar é o nome do jogo.
[Texto publicado no Jornal Boca da Mata em dezembro de 2017. ]